3 dicas de marketing digital para divulgar seu perfil de trabalho para o exterior

Fazer uma carreira internacional pode se tornar mais fácil com alguns conhecimentos de marketing digital e finanças

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Fazer uma carreira internacional pode se tornar mais fácil com alguns conhecimentos de marketing digital e finanças

Créditos:IStock

A alta do dólar e o mercado de trabalho aquecido em alguns setores têm incentivado muitos trabalhadores a começarem uma busca por oportunidades fora do país. Nessa empreitada, são muitos os desafios: inglês ou outra língua nativa fluente, currículo atualizado em outro idioma, contatos com o exterior, modelo de contrato e, claro, o encontro da oportunidade ideal.

É importante saber que, quando uma empresa tem interesse em contratar profissionais no exterior, ela geralmente contrata os serviços de headhunters, ou, em português, ''caçadores de talento'', que vasculham a internet atrás de perfis interessantes e que sejam potenciais candidatos para as vagas oferecidas por ela. Por isso, um dos pontos mais importantes na hora de procurar um emprego em outro país é ser visto, isto é, ter uma boa estratégia de marketing digital pessoal, capaz de atingir potenciais recrutadores e deixá-los interessados pelo seu perfil. Veja a seguir mais algumas dicas valiosas para sua divulgação.

  1. Seja ativo em comunidades da sua área

Ter um perfil ativo em blogs, fóruns e até no Twitter, alimentando conversas e participando de discussões importantes, é uma maneira de ser reconhecido no seu meio profissional. Se você ainda não tem perfis profissionais nas redes, vale a pena investir na criação e manutenção deles para assuntos específicos do seu nicho. Ser reconhecido por pares é um passo importante para ganhar a confiabilidade necessária para atrair recrutadores.

Isso também vale para participar de cursos, palestras, workshops e outros eventos. O networking é fundamental!

  1. Atualize constantemente seu portfólio

Independentemente da sua área, manter sua rede atualizada sobre seus últimos trabalhos, processos e desafios é uma maneira de mostrar participação ativa em seu ramo profissional. Seja em um site próprio, falando sobre ele em suas redes sociais ou redes profissionais como LinkedIn, é importante demonstrar seus conhecimentos. Assim, fica mais fácil para os recrutadores entenderem suas habilidades e entrarem em contato para vagas que tenham seu perfil.

  1. Estude e demonstre conhecimento sobre o mercado do exterior


Mostrar que está interessado em um trabalho remoto ou em uma realocação é uma maneira de chamar a atenção dos headhunters. Por isso, estude sobre formas de contratação, por exemplo, e de pagamento. Para receber dinheiro de outros países, por exemplo, é possível fazer uma remessa online, através de serviços de pagamento digital. Esse tipo de conhecimento também será muito útil no momento da sua contratação, pois te ajudará a saber mais sobre as burocracias e os processos que você pode ter de enfrentar.