Empresas que adotam trabalho remoto se tornam mais ecológicas

Os benefícios do trabalho em casa se expandem pela companhia, colaboradores e também meio ambiente

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Desde o início da pandemia de Covid-19, empresas foram obrigadas a se adaptar ao novo cenário, e o trabalho remoto passou a ser incentivado. Uma medida bastante importante para promover o isolamento social e diminuir as transmissões do vírus, o trabalho de casa também beneficiou companhias, trabalhadores e o meio ambiente. Com a adoção da prática, as empresas têm se tornado cada vez mais ecológicas, o que pode servir de encorajamento para a continuidade do home office.

Com o trabalho remoto ou híbrido, são poucas as ocasiões em que profissionais precisam se deslocar para as sedes das empresas em que trabalham. Com a diminuição do tempo no trânsito ou transporte público, os trabalhadores ganharam tempo, qualidade de vida, melhor desempenho nas suas atividades e gastos menores com transporte e combustível.

Já no meio ambiente isso provocou a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, o aumento da qualidade do ar, o que pode ser visto como uma medida importante para tentar frear o desenvolvimento do aquecimento global e a melhora do bem-estar geral. De acordo com dados da Nature Climate Change, nos primeiros momentos da pandemia, em abril de 2020, a emissão diária de gás carbônico em todo o mundo caiu cerca de 17%. Ainda nos primeiros 4 meses daquele ano, a emissão de CO2 na atmosfera teve queda de 1 bilhão de toneladas.

Com espaços obsoletos ou não utilizados nos escritórios das empresas, diminuiu o consumo de recursos para sua manutenção e a necessidade de mantê-los ativos. Alguns ambientes não são mais funcionais, e as companhias podem economizar dinheiro com aluguel de salas e em energia elétrica, por exemplo, o que também influencia na sustentabilidade.

Além disso, os colaboradores em home office costumam utilizar menos papéis em casa. Os documentos utilizados em suas atividades são preferidos em suas versões digitais. As instituições podem, portanto, diminuir a utilização desenfreada de papel, e o armazenamento na nuvem se torna uma opção moderna e vantajosa para a construção de arquivos da companhia, em detrimento de ambientes de arquivo físico.

No entanto, com a mudança de foco para o ambiente residencial, empresas devem incentivar e treinar seus colaboradores para que não adotem comportamentos que prejudiquem o ecossistema. Em análise, a More Than Now, companhia britânica de ciência comportamental, constatou que os benefícios ao meio ambiente gerados pelo trabalho remoto podem ser comprometidos com o aumento de hábitos prejudiciais em casa.


As empresas devem ser claras na capacitação de seus colaboradores e disseminação dos valores ecológicos que compartilham. Algumas medidas que podem ser encorajadas são a utilização de computador em modo de economia de energia, abrir portas e janelas para utilizar a luz natural, adoção de lâmpadas mais econômicas como de LED, retirar equipamentos da tomada quando não estiver usando para economizar eletricidade, separação de materiais para reciclagem e descarte adequado do lixo doméstico. Além disso, as empresas podem optar pelas reuniões virtuais, ao invés dos encontros presenciais.