Qual a importância de celebrar datas festivas nas empresas?

Empresas que não deixam passar as principais comemorações do ano são mais valorizadas por seus funcionários

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

O que não faltam são datas especiais para celebrarmos ao longo do ano, mas, ao contrário do que muita gente pensa, essas festividades não devem se limitar somente à nossa vida fora do trabalho. Alguns empregadores acham que oferecer um bom pacote de benefícios e um plano de carreira é o suficiente para manter seus funcionários sempre satisfeitos e produtivos, o que de fato é importante, mas é possível ir além. Comemorar pelo menos as datas mais populares do ano também é uma forma de motivar sua equipe e garantir que esteja sempre engajada.

Existem muitas formas de se fazer essas celebrações, e é claro que a ação promovida pela empresa precisa ser coerente com a data em questão. Promover festinhas entre equipes ou com todo o pessoal é sempre satisfatório, mas nem toda comemoração se resume a isso. O ideal é planejar previamente quais datas serão lembradas dentro da empresa e o que é possível fazer para celebrá-las de uma forma que incentive a interação entre os funcionários e, em um consenso geral, deixe todos satisfeitos.

Datas mais populares como Carnaval, São João e Natal combinam com festas temáticas, enquanto outras como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Mulheres e relacionadas já vão mais para o lado da distribuição de brindes. Na Páscoa, por exemplo, é possível dar uma caixa de bombom para cada funcionário, enquanto nas demais basta presentear de acordo com o direcionamento (somente as mulheres no Dia das Mulheres ou somente as mães no Dia das Mães).

Esses momentos também são oportunidades perfeitas para promover ações como sorteios de kits, cafés da manhã ou almoços entre o pessoal e distribuição de cartões de vale-presente, variando de acordo com a data comemorada. Mesmo que a celebração seja direcionada para um público específico, ainda é possível incluir todos de outras formas; afinal, a intenção aqui é motivar a equipe inteira, e não somente uma parte específica.

Ainda que os presentes sejam coisas simples como itens personalizados da empresa, por exemplo, é o gesto que conta. Isso mostra que a empresa valoriza seus funcionários e se esforça em ir além do básico, então acaba sendo um grande diferencial dentro do mercado de trabalho. É vantajoso para ambos os lados, já que faz da corporação um lugar mais bem visto e atrativo para se trabalhar aos olhos de pessoas de fora.